Pular para o conteúdo

Flashback do nascimento de Isaque: simetria com o nascimento de Jesus

  • por

O nascimento de Isaac é um dos eventos mais esperados e prolongados da  Bíblia. Deus prometeu a Abraão, com 75 anos, uma ‘grande nação’ em Gênesis  12. Obedecendo à promessa de Deus, Abraão partiu da Mesopotâmia para  Canaã, a Terra Prometida, chegando alguns meses depois.

Mas antes que Abraão pudesse gerar ‘uma grande nação’, ele precisava de um  filho – mas o filho prometido não havia chegado. Abraão esperou 10 anos sem  gerar nenhum filho ou herdeiro. No entanto, Deus o tranquilizou com um  juramento obrigatório; por confiar em Deus, Abraão foi ‘creditado’ justiça.  Abraão obteve Ismael como filho, por meio de um arranjo semelhante a um  substituto, mas Deus declarou que Ismael não era aquele filho prometido.

Anos se passaram enquanto Abraão e Sara continuavam esperando, com  perspectivas cada vez mais fracas de ter um filho à medida que envelhecessem.  A esperança parecia perdida até que Abraão teve um encontro único com a  idade de noventa e nove anos.

O Senhor aparece a Abraão

18 Depois, apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, quando tinha aquecido o dia. E levantou os olhos e olhou, e eis três varões estavam em pé junto a ele. E, vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, e inclinou-se à terra, e disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. Traga-se, agora, um pouco de água; e lavai os vossos pés e recostai-vos debaixo desta árvore; e trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois, passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim, faze como tens dito. E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha e faze bolos. E correu Abraão às vacas, e tomou uma vitela tenra e boa, e deu-a ao moço, que se apressou em prepará-la. E tomou manteiga e leite e a vitela que tinha preparado e pôs tudo diante deles; e ele estava em pé junto a eles debaixo da árvore; e comeram.

A P R O M E S S A DE D E U S P A R A U M F I L H O

E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la, aí está na tenda. 10 E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara, tua mulher, terá um filho. E ouviu-o Sara à porta da tenda, que estava atrás dele. 11 eram Abraão e Sara já velhos e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. 12 Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? 13 E disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade, gerarei eu ainda, havendo já envelhecido? 14 Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado, tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho. 15 E Sara negou, dizendo: Não me ri, porquanto temeu. E ele disse: Não digas isso, porque te riste.

Gênesis 18:1-15

Podemos culpar Sarah por rir? Ter um filho quando o pai tem 99 anos e a mãe  tem 90 é pura impossibilidade. Nós também teríamos rido.

O Nascimento de Isaque

No entanto, no ano seguinte, verificamos que:

21 E o Senhor visitou a Sara, como tinha dito; e fez o Senhor a Sara como tinha falado. E concebeu Sara e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha dito. E chamou Abraão o nome de seu filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, Isaque. E Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado. era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho. E disse Sara: Deus me tem feito riso; e todo aquele que o ouvir se rirá comigo. Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos, porque lhe dei um filho na sua velhice?

Gênesis 21:1-7

Em última análise, Abraão e Sara agora tiveram seu filho prometido – Isaque.  Seus sonhos foram reacendidos. Mesmo assim, a conta geral levantou uma  questão importante.

Por que a espera tão longa para o nascimento de  Isaque?

Por que Deus espera 25 anos (Gênesis 21) para realizar o prometido nascimento  de Isaque (Gênesis 12)? Se Deus tem o poder de fazer qualquer coisa a qualquer  momento, por que não trazer Isaque imediatamente? Isso não mostraria  melhor o Seu poder? Ou houve alguma previsão especial para a maneira  indireta de Deus fazer as coisas?

De resultados posteriores podemos deduzir várias razões para a espera.

Primeiro, Abraão aprendeu lições valiosas sobre como confiar em Deus durante  essa longa espera. Ao fazer isso, ele se tornou um exemplo para todas as  pessoas que desejam confiar em Deus. Aqueles que querem conhecer a Deus  devem seguir o caminho de Abraão.

Segundo, em vez de diminuir o poder de Deus, o relato o magnifica. Talvez seja  notável, mas não milagroso, que um casal de meia-idade tenha um filho.  Eventos improváveis ocorrem naturalmente. Se Abraão e Sara tivessem tido  Isaque cedo, poderíamos interpretar o relato dessa maneira. No entanto, um  casal que dá à luz um filho aos 100 anos é uma história fabricada ou milagrosa.  Não há outra explicação ou meio termo. Ou os eventos do nascimento de Isaque  não aconteceram conforme registrado ou houve um milagre. Se milagroso,  então todo o projeto, conhecido como Israel, continuando até hoje, assenta no  fundamento do poder milagroso de Deus e Suas promessas totalmente  confiáveis. No nascimento de Isaac, todos os judeus ao longo da história são  estabelecidos por um milagre. E se a fundação é milagrosa, então a estrutura  construída sobre ela também é.

O nascimento milagroso de Isaque comparado ao nascimento  milagroso de Jesus

Para compreender a terceira razão do atraso do nascimento de Isaque,  devemos reconhecer um padrão notável. Considere que Abraão teve apenas um  outro descendente com um nascimento igualmente prometido, antecipado e  milagroso – Jesus de Nazaré.

Nos séculos anteriores, profetas diferentes, de várias maneiras, haviam  prometido em nome de Deus que o Messias viria. Os Evangelhos apresentam  então Jesus como o Messias prometido. Ele ter nascido de uma virgem é  igualmente, se não mais, milagroso do que o nascimento de Isaac. Exatamente  como no relato do nascimento de Isaque, só podemos interpretar o nascimento  virginal de Jesus como história fabricada ou a miraculosa. Não há outra  explicação, nenhum meio-termo. Uma pequena reflexão mostra claramente  essa simetria entre os nascimentos de Jesus e Isaque. 

Jesus como o Arquétipo de Israel

Aqui está um em uma série de exemplos que pinta um retrato geral de Jesus  como o arquétipo de Israel. Como arquétipo, ele representa, cumpre e é o  cumprimento dos propósitos de Deus que foram proferidos pela primeira vez a  Abraão 4000 anos atrás. Para ser um arquétipo, o nascimento de Jesus tinha  que padronizar o de Isaque, o primeiro da nação. Caso contrário, a afirmação de  Jesus ser Israel é provada falsa desde o início. Mas como a natureza milagrosa  de ambos os nascimentos coincide, então a afirmação de Jesus de ser Israel  permanece intacta e, no mínimo, uma questão em aberto que vale a pena  investigar.

Abraão e Jesus estão separados por séculos de história

Comparando seus nascimentos a partir dessa perspectiva histórica, podemos  observar que o nascimento de Isaque previa o de Jesus que veio muito mais  tarde. Coordenar eventos com previsão como essa, que abrange um imenso  período de tempo na história humana, apoia a afirmação de que Jesus é a pedra  angular de um projeto Divino. Deus nos convida a todos a compreender este  projeto para que possamos ser beneficiários dessa promessa original que foi  dada a Abraão há tanto tempo.

E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Gênesis 12:3

Continuamos olhando para Jesus deste ponto de vista, examinando como sua  fuga de Herodes logo após o nascimento refletiu a fuga de Israel do filho de  Isaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *