Pular para o conteúdo

Testemunho Judaico: Filho da Virgem da Linha de David?

  • por

Vimos as origens judaicas da história do Natal nos evangelhos, bem como a de “Cristo” no Antigo Testamento. Mas o que dizer das questões polêmicas sobre a descendência de Jesus de Davi e o “nascimento virginal” que o Novo Testamento afirma de forma tão clara.

Sabemos que o Antigo Testamento, por meio da pena de Isaías, com a imagem do Galho de um toco, havia predito que o Messias viria da linhagem de Davi.

Jesus era realmente da linha de Davi?

O Salmo 132 no Antigo Testamento, escrito 1.000 anos antes de Jesus viver, continha uma profecia específica. Ele disse:

10 Por amor do teu servo Davi,
não rejeite o seu ungido. (= ‘Cristo’)

11 O Senhor jurou a Davi,
um juramento seguro que não revogará:
“Um de seus próprios descendentes
Eu colocarei em seu trono….
13 Pois o Senhor escolheu Sião…,
17 “Aqui farei crescer um chifre para Davi
e acendeu uma lâmpada para o meu ungido.

Salmo 132:10-17

Muitos percebem a afirmação da Bíblia de profecia cumprida como tendenciosa. Mateus escreveu o que fez em seu evangelho porque queria que víssemos o cumprimento dessa profecia em Jesus. Mas quem pode dizer que ele não apenas inventou para obter uma “satisfação”? Muitos de nós simplesmente deixamos a questão aí e acreditamos ou não com base em nossos próprios preconceitos. Mas mantenha o veredicto! O caso não foi totalmente ouvido. Fontes judaicas aceitas deste período têm mais evidências para apresentar.

Distinto acadêmico F.F. Bruce em sua obra “Jesus e as origens cristãs fora do Novo Testamento” (1974 215pp) identificou e analisou referências rabínicas judaicas a Jesus no Talmud e na Mishná. Ele observou os seguintes comentários rabínicos sobre Jesus:

Ulla disse: Você acreditaria que qualquer defesa teria sido tão zelosamente procurada por ele (ou seja, Jesus)? Ele era um enganador e o Todo-Misericordioso diz: ‘Não o pouparás nem o esconderás’ [Dt 13: 9]. Era diferente com Jesus porque ele estava perto da realeza “

Ibid p.56

FF Bruce faz esta observação sobre aquela declaração rabínica:

O retrato é que eles estavam tentando encontrar uma defesa para ele (uma nota de desculpas contra os cristãos é detectada aqui). Por que eles tentariam defender alguém com tais crimes? Porque ele estava “perto da realeza”, ou seja, de Davi.

Ibid p.57

Portanto, rabinos judeus hostis não contestaram a afirmação dos escritores dos Evangelhos de que Jesus realmente estava na linha de Davi. Embora eles não aceitassem sua afirmação geral de “Messias” e se opusessem às afirmações do Evangelho sobre ele, eles ainda afirmavam que Jesus descendia da linha real de Davi. O Novo Testamento não inventou isso simplesmente para obter um “cumprimento”. Testemunhas hostis concordam neste ponto.

Nascido de uma Virgem?

Agora, há sempre a possibilidade de esta linhagem real ser verdadeira “por acaso”. Mas nascer de uma virgem ?! Não há possibilidade de isso acontecer “por acaso”. Pode ser: um mal-entendido, uma fraude inventada ou um acontecimento divino – nenhuma outra opção existe.

Lucas e Mateus afirmam claramente que Maria concebeu Jesus quando era virgem. E Mateus aumenta as apostas ao citar e afirmar que este foi um cumprimento claro de uma profecia de Isaías (cerca de 750 AEC) que dizia:

Portanto, o próprio Senhor lhe dará um sinal: a virgem estará grávida e dará à luz um filho, e o chamará de Emanuel (ou seja, “Deus conosco”)

Isaías 7:14 (e citado em Mateus 1:23 como cumprimento

Linha do tempo histórico com Isaías e outros escritores do Antigo Testamento

Virgem ou jovem

Aqui, algumas explicações naturais plausíveis vêm à mente. O hebraico (הָעַלְמָ֗ה transliterado haalmah), que foi traduzido como “virgem” acima, também pode significar “jovem donzela”, ou seja, uma jovem solteira. Talvez isso seja tudo o que Isaías quis dizer, lá atrás em 750 AEC. Dada a alguma “necessidade” piedosa de Mateus e Lucas de venerar Jesus, eles interpretaram erroneamente Isaías como “virgem” quando na verdade ele queria dizer “mulher jovem”. Dada a gravidez prematura (mas conveniente para “profecia”) de Maria antes de seu casamento, ela se desenvolveu perfeitamente em uma peça central de “realização divina” na história do nascimento de Jesus.

Testemunha da Septuaginta

Muitos relataram algumas dessas explicações ao longo dos anos e, por um lado, não se pode refutar essa explicação – afinal, as provas de ser virgem ou não são difíceis, senão impossíveis, de sustentar. Mas, para falar a verdade, a história não é tão simples. A Septuaginta (LXX), a tradução grega do Antigo Testamento hebraico publicada por estudiosos judeus muito antes de Jesus nascer (mais sobre a Septuaginta aqui), fornece uma janela para a compreensão judaica de Isaías 7:14

Como esses rabinos judeus traduziram Isaías 7:14 do hebraico? Eles traduziram como ‘jovem’ ou ‘virgem’?

Septuaginta (a tradução erudita judaica de 250-150 aC) tem “virgem”

A Septuaginta o torna inequívoca e categoricamente como παρθένος (transliterado parthenos), que significa “virgem”. Em outras palavras, os principais rabinos judeus por volta de 250 AEC entenderam a profecia de Isaías como significando “virgem”, não “mulher jovem” – mais de duzentos anos antes de Jesus entrar em cena. Os escritores dos Evangelhos ou os primeiros cristãos não inventaram esse conceito. Era judeu muito antes do nascimento de Jesus.

Rabinos Judeus: Ignorantes ou por dentro?

Então, por que os principais estudiosos judeus da época concordaram com uma previsão aparentemente ridícula e rebuscada de que uma virgem teria um filho? Se você acha que é porque eles eram supersticiosos e não científicos naquela época, pense novamente. As pessoas naquela época eram agricultores. Eles sabiam tudo sobre como a criação funcionava. Centenas de anos antes da Septuaginta, Abraão e Sara sabiam que, após a menopausa, a gravidez era impossível. Os estudiosos de 250 aC não sabiam sobre a tabela periódica dos elementos ou o espectro eletromagnético completo, mas sabiam como os animais e as pessoas se reproduziam. Eles sabiam que era naturalmente impossível ter um nascimento virginal. Mas eles não recuaram, eles não limitaram suas apostas e fizeram dela uma “jovem” na Septuaginta. Não, eles pintaram em preto e branco que uma virgem teria um filho.

Contexto de Maria

Agora considere a parte do cumprimento desta história. Embora não possa ser provado que Maria era virgem, ela estava notavelmente no único e muito breve estágio da vida em que isso ainda poderia permanecer uma questão em aberto. Jesus simplesmente ter um irmão mais velho desmentiria o nascimento virginal. Esta foi uma época de famílias numerosas. Famílias com dez filhos não eram incomuns. Diante disso, qual era a chance de Jesus ser o filho mais velho? Cerca de 1 chance em 10. Em outras palavras, existia 90% de probabilidade de que o “cumprimento” pudesse ter sido rejeitado pelo simples fato de Jesus ter um irmão mais velho. Mas contra todas as probabilidades, ele não o fez.

E se Maria tivesse ficado grávida antes do noivado, ela teria que se virar sozinha – se ela tivesse tido permissão para viver. É uma coincidência marcante que esse nascimento aconteça durante o casamento, mas ainda solteiro.

É esse conjunto notável e improvável de “coincidências” que tornam a explicação virgem impossível de refutar que me impressiona. Essas coincidências exibem um senso de equilíbrio e tempo, como se a Mente estivesse organizando eventos com plano e intenção.

Testemunhas rabínicas novamente

Se Maria tivesse se casado ou tido filhos antes do nascimento de Jesus, então testemunhas hostis certamente teriam apontado isso. Em vez disso, parece que, mais uma vez, eles se submetem aos escritores dos evangelhos neste ponto. FF Bruce observa isso ao explicar como os escritos rabínicos se referem a Jesus:

Jesus é referido na literatura rabínica como Jesus ben Pantera ou Ben Pandira. Isso pode significar “o filho da pantera”. A explicação mais provável é que é uma corruptela de parthenos, a palavra grega para “virgem” e surgiu de referências cristãs a ele como filho de uma virgem.

Ibid p 57-58

Como testemunhas hostis, eles não refutaram a alegação de virgem, eles recorreram a zombar dela, jogando com a condição de Maria como solteira, mas grávida.

Hoje, como no tempo de Jesus, existe hostilidade a Jesus e às reivindicações do evangelho. Então, como agora, havia animosidade contra ele. Mas, naquela época, eles também eram testemunhas e, como testemunhas hostis, não refutaram alguns pontos básicos que deveriam ter sido facilmente capazes, caso esses pontos tivessem sido inventados ou estivessem errados.

Talvez haja algo na afirmação do Evangelho de que Jesus era filho de uma Virgem da linhagem de Davi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *