Pular para o conteúdo

Jesus Cura: pela Palavra Poderosa

  • por
Bernard kouchner

Influente médico-político francês Bernard kouchner fundou a agência de assistência médica Médicos Sem Fronteiras (Médicos sem Fronteiras) como resultado de seu tempo na região de Biafra, na Nigéria, durante a sangrenta guerra de Biafra, trabalhando para curar e salvar os feridos. MSF se tornou uma agência global de assistência médica conhecida por sua neutralidade. MSF tentará tratar e salvar qualquer lado em uma zona de conflito ou desastre natural, independentemente de raça ou religião. 

Logo MSF

Após a fundação de MSF, Kouchner se tornou o ministro da Saúde da França, três vezes separadas, para governos franceses de esquerda e direita. A ONU nomeou Kouchner como seu enviado da ONU ao Kosovo para estabelecer estruturas governamentais funcionais para curar Kosovo após a brutal Guerra do Kosovo 1998-99 na ex-Iugoslávia. o O Jerusalem Post classificou Kouchner como o 15º judeu mais influente do mundo por causa de suas contribuições para a cura de pessoas e nações.

Doença e Cura de antigas tradições judaicas

A cura da doença tem sido um tema importante para o povo judeu. Considere estas palavras escritas por Jeremias na Bíblia há mais de 2500 anos.

12 Porque assim diz o Senhor: Teu quebrantamento é mortal, e a tua chaga é dolorosa. 13 Não  quem defenda a tua causa; para que possas ser curado, não tens remédios nem emplasto. 14 Todos os teus amantes se esqueceram de ti e não perguntam por ti; porque te feri com ferida de inimigo e com castigo de cruel, pela grandeza de tua maldade e multidão de teus pecados.

Jeremias 30:12-14
Linha do tempo histórica com Isaías, Jeremias e Jesus

Jeremias, em nome de Deus, escreveu que a nação israelita precisava de uma cura nacional. Mas como Israel se recusou a se submeter a essa cura nos dias de Jeremias, seu destino apontava para a dor e a miséria nacional. No entanto, Jeremias iluminou uma visão para uma futura cura nacional. Ele reiterou isso novamente alguns capítulos depois

Eis que eu farei vir sobre ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade.

Jeremias 33:6

Jesus, o curador

Quinhentos anos depois que Jeremias escreveu essas palavras, Jesus apareceu. De suas muitas características excepcionais, destacava-se sua capacidade e disposição para curar as pessoas. Como Bernard Kouchner e MSF, Jesus distribuiu essa cura voluntariamente às pessoas, independentemente de raça, gênero, política ou conflito. Em contraste com Kouchner e outros curandeiros de hoje, o principal meio de cura de Jesus era falar. Examinamos alguns exemplos importantes registrados nos Evangelhos e, em seguida, voltamos ao Antigo Testamento para ver seu significado.

Anteriormente vimos que Jesus ensinava com grande autoridade, usando autoridade que só o cristo poderia ter. Logo após terminar de ensinar isso Sermão do Monte o Evangelho registra que:

Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiram. Um leproso aproximou-se e ajoelhou-se diante dele e disse: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me”.

E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E eis que veio um leproso e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. Disse-lhe, então, Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

Mateus 8:1-4

 Jesus cura pela palavra autorizada

Jesus agora mostra sua autoridade curando um homem com lepra. Ele simplesmente disse ‘Seja claro‘ e o homem foi purificado e curado. As palavras de Jesus tinham autoridade tanto para curar quanto para ensinar.

Então Jesus teve um encontro com um ‘inimigo’. Os romanos eram os odiados ocupantes de terras judaicas naquela época. Os judeus viam os romanos da mesma forma como alguns palestinos se sentem em relação aos israelenses hoje. Os mais odiados (pelos judeus) eram os soldados romanos que frequentemente abusavam de seu poder. Pior ainda eram os oficiais romanos – os ‘centuriões‘ que comandava esses soldados. Jesus agora encontra tal ‘inimigo’. Veja como eles se conheceram:

Jesus cura um centurião

Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um centurião veio até ele, pedindo ajuda. “Senhor”, disse ele, “meu servo está em casa paralisado, sofrendo terrivelmente”.

Disse-lhe Jesus: Devo ir curá-lo?

O centurião respondeu: “Senhor, eu não mereço que você venha para debaixo do meu teto. Mas apenas diga a palavra, e meu servo será curado. Pois eu mesmo sou um homem sob autoridade, com soldados sob minhas ordens. Eu digo a este, ‘Vá’, e ele vai; e aquele, ‘Vem’, e ele vem. Eu digo ao meu servo: ‘Faça isso’, e ele faz”.

10 Ao ouvir isso, Jesus ficou maravilhado e disse aos que o seguiam: “Em verdade vos digo que não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé. 11 Digo-vos que muitos virão do oriente e do ocidente e tomarão os seus lugares na festa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. 12 Mas os súditos do reino serão lançados fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.

13 Então Jesus disse ao centurião: “Vá! Que seja feito exatamente como você acreditou que seria.” E seu servo foi curado naquele momento.

Mateus 8:5-13

CURA QUANDO A FÉ RECONHECE A AUTORIDADE

A palavra de Jesus tinha tanta autoridade que ele simplesmente disse a ordem e aconteceu à distância. Mas o que surpreendeu Jesus foi que somente este ‘inimigo’ pagão tinha fé para reconhecer o poder de sua Palavra – que Cristo tinha autoridade para dizer e seria. O homem que poderíamos supor não ter fé (vindo das pessoas ‘erradas’ e da religião ‘errada’), mas do ponto de vista de Jesus, um dia participaria de uma festa celestial, enquanto aqueles da religião ‘correta’ e da religião as pessoas ‘corretas’ não. Jesus adverte que nem religião nem herança concedem o céu.

Jesus também curou líderes judeus. De fato, um de seus milagres mais poderosos ocorreu quando ele ressuscitou a filha morta de um líder da sinagoga. O Evangelho registra assim:

Jesus ressuscita a filha morta de um líder da sinagoga

Quando Jesus voltou, uma multidão o deu as boas-vindas, pois todos o esperavam. 41 Então veio um homem chamado Jairo, chefe da sinagoga, e prostrou-se aos pés de Jesus, suplicando-lhe que fosse à sua casa. 42 porque sua única filha, uma menina de cerca de doze anos, estava morrendo.

… Interrompido pela cura de uma mulher sangrando

40 E aconteceu que, quando voltou Jesus, a multidão o recebeu, porque todos o estavam esperando. 41 E eis que chegou um varão de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa; 42 porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte.

E, indo ele, apertava-o a multidão. 43 E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada, 44 chegando por detrás dele, tocou na orla da sua veste, e logo estancou o fluxo do seu sangue. 45 E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou? 46 E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude. 47 Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado e como logo sarara. 48 E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.

…De volta para a filha morta

49 Estando ele ainda falando, chegou um da casa do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha  está morta; não incomodes o Mestre. 50 Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. 51 E, entrando em casa, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai, e a mãe da menina. 52 E todos choravam e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme. 53 E riam-se dele, sabendo que estava morta. 54 Mas ele, pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina! 55 E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer. 56 E seus pais ficaram maravilhados, e ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido.

Lucas 8:40-56

Mais uma vez, simplesmente por uma Palavra de Comando, Jesus ressuscitou uma jovem da morte. Não é religião ou falta de religião, sendo judeu ou não, que impediu Jesus de curar milagrosamente as pessoas. Onde quer que encontrasse fé, ou confiança, independentemente de sexo, raça ou religião, exercia sua autoridade para curar.

Jesus cura muitos, incluindo amigos

O Evangelho registra que Jesus foi à casa de Pedro, que mais tarde se tornaria seu principal discípulo. Chegando lá ele viu uma necessidade e serviu. Conforme registrado:

14 E Jesus, entrando na casa de Pedro, viu a sogra deste jazendo com febre. 15 E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se e serviu-os.

16 E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele, com a sua palavra, expulsou deles os espíritos e curou todos os que estavam enfermos, 17 para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.

Mateus 8:14-17

Jesus tinha autoridade sobre espíritos malignos que ele expulsava das pessoas simplesmente ‘com uma palavra‘. Hoje usamos mais frequentemente o termo ‘saúde mental’, em vez de ‘espíritos malignos’, mas o objetivo permanece o mesmo – bem-estar mental e emocional. O Evangelho, então, nos lembra que os Profetas haviam predito que a eliminação de nossas doenças seria um sinal da chegada de Cristo. 

Isaías prevê curas

Isaías na linha do tempo com Jesus

O profeta bíblico Isaías Isaías havia profetizado 750 anos antes de Jesus, mas falando em primeira pessoa (eu, eu) em nome da vinda Cristo (=’ungido’ profetizou que:

61 O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.

Isaías 61:1-3

Isaías havia predito que a vinda Cristo (= ungido) traria boas notícias‘ (= evangelho) aos pobres e confortaria, libertaria e libertaria as pessoas. Muitos hoje não acreditam nos relatos evangélicos das curas de Jesus. No entanto, eles não eram simplesmente mitos piedosos da imaginação de Mateus e Lucas. Eles estão alinhados com os escritos proféticos muito anteriores que predisseram essas curas como um sinal inconfundível para identificar o Cristo. A capacidade de cura de Jesus respondeu ao diagnóstico dado por Jeremias, cumpriu a predição de Isaías e nos oferece esperança de cura se respondermos com fé à sua demonstração de autoridade. 

Palavra de Deus

Que ele curou tantas vezes simplesmente falando ‘uma palavra’ demonstra a afirmação do Evangelho de que ele não era apenas o Cristo, mas também

1 No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

João 1:1

Jesus tinha tal autoridade que também foi chamado de ‘Palavra de Deus‘. A seguir veremos como a Natureza se submeteu à sua Palavra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *