Pular para o conteúdo

Jesus tentado no deserto

  • por

Os Evangelhos nos dizem que imediatamente após seu batismo, Jesus…

12 E logo o Espírito o impeliu para o deserto. 13 E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.

Marcos 1:12-13

Podemos achar muito estranho que Jesus tenha ido diretamente para o deserto para testar/tentar. E por que por 40 dias? Mas isso não é aleatório. Jesus está fazendo uma afirmação surpreendente ao fazer isso. Para vê-lo, precisamos conhecer a história israelita 1500 anos antes do tempo de Jesus. 

Flashback dos testes no deserto de Israel

Logo após Israel batismo na travessia do mar

16 E, partidos de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois que saíram da terra do Egito. E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto. E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera que nós morrêssemos por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.

Êxodo 16:1-3

Imediatamente após o batismo, eles entraram no deserto para enfrentar o teste da fome. E acabaram ficando no deserto por 40 anos!

Numbers 32:13

Jesus retoma os testes de Israel, passando em nome da nação

Jesus retomou este teste de Israel no deserto. Seu teste no deserto por 40 dias refletiu o teste de Israel por 40 anos. Ao fazer isso, ele estava simbolicamente alegando representar Israel. Observe como o tentador testou Jesus.

4 Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Mateus 4:1-4

O tentador primeiro testou Jesus com fome logo após seu batismo. Como ele se comportaria enquanto estivesse com fome? Este foi exatamente o mesmo primeiro teste pelo qual Israel passou. 

A segunda tentação foi testar a provisão de Deus.

Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. (Salmos 91:11-12)Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.

Mateus 4:5-7

Em seus 40 anos no deserto, a nação de Israel colocou Deus à prova muitas vezes, incluindo: quando eles testou Deus para fornecer água para eles em Massácom desejo de carne em vez de pãorecusando-se a entrar na terra devido ao medo. Como Israel, Jesus agora enfrentava a mesma tentação, mas esse Israel passou no teste.

A quem o diabo está se referindo?

Observe como o diabo cita o Salmo 91 para tentar Jesus. Veja a passagem completa da qual ele citou apenas uma parte (que está sublinhada).

10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. 11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. 13 Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

Salmos 91:10-13

Note que este Salmo se refere a um ‘você’, que o diabo acreditava ser o ‘Filho de Deus’. Mas o Salmo 91 não diz ‘Filho de Deus’, então como o diabo deduziu ‘Filho de Deus’ do Salmo 91?

O Leão – De volta a Jacob

O Salmo 91 declarou que este ‘você’ ‘pisar‘ a ‘grande leão‘E’a serpente‘ (v.13 – em vermelho). O ‘leão’ é uma referência à tribo de Judá dos israelitas. Jacó havia profetizado no alvorecer da nação que:

15 E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Gênesis 3:15

Jacó havia declarado que a tribo de Judá era Como um leão de onde viria um ‘ele’ e que esse ‘ele’ governaria. O Salmo 91 deu continuidade a esse tema. Ao declarar que ‘você’ pisaria no ‘leão’, o Salmo 91 disse que ele seria o governante de Judá.

Linha do tempo mostrando quando os oráculos ‘Leão’ e ‘Serpente’ foram falados

A serpente – De volta ao jardim

O Salmo 91, que o diabo citou, também afirmou que ele ‘atropelar a serpente‘. Esta é uma referência direta a promessa no jardim que a ‘descendência da mulher’ esmagaria a serpente. Vamos revisá-lo com um diagrama mostrando os personagens e seus relacionamentos nesta Promessa:

15 E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Gênesis 3:15

Discutido com mais detalhes aqui, Deus havia feito esta Promessa no Jardim, mas não havia preenchido os detalhes. Agora sabemos que ‘A Mulher’ é Maria[I] porque ela foi a única pessoa que teve uma descendência sem um homem – ela era virgem. Portanto, sua descendência, o prometido ‘ele’, agora vemos ser Jesus. A antiga promessa predisse que Jesus (o ‘ele’) esmagaria a serpente. O Salmo 91, que Satanás havia citado ao tentar Jesus, havia reiterado a promessa com

“você vai pisar o grande leão e a serpente. (V13)

O diabo citou o Salmo 91, que por sua vez se referia a essas duas profecias anteriores de um ‘ele’ vindouro que governaria e também esmagaria o diabo. Assim, o tentador sabia que os versículos que ele citava nos Salmos se referiam ao Filho de Deus (= governante). O diabo tentou Jesus a cumprir essas promessas de maneira errada. Essas profecias seriam cumpridas, não por Jesus pulando do templo para chamar a atenção para si mesmo, mas por Jesus seguindo o plano revelado pelos profetas anteriores.

The 3rd Tentação – a quem adorar?

Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás. 11 Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.

Mateus 4:8-11

Enquanto Moisés estava no monte Sinai por 40 dias recebendo o Dez Mandamentos, Israel começou a adorar o Bezerro de Ouro. Como a Bíblia relata

32 Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, ajuntou-se o povo a Arão e disseram-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas e trazei-mos.

Êxodo 32:1-2

Então eles começaram a fazer e adorar o Bezerro de Ouro. Israel falhou mesmo antes do teste ter começado. Ao resistir a este 3rd tentação Jesus revisitou esse teste. E através dele Israel agora passou no teste.

‘Cristo’ significa ‘ungido’ para governar então Jesus tem o direito de governar. Satanás tentou Jesus com o que era seu por direito, mas Satanás o tentou a tomar um atalho errado para seu governo, e ele estava tentando Jesus a adorá-lo para obtê-lo. Jesus resistiu à tentação de Satanás, (mais uma vez) citando Moisés.  

Jesus – alguém que nos entende

Esta tentação de Jesus é crucial para nós. A Bíblia diz sobre Jesus:

18 Porque, naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

Hebreus 2:18

E

15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

Hebreus 4:15-16

Muitas vezes assumimos que podemos nos acertar com Deus por nosso próprio mérito. Ou confiamos em um oficial religioso para ser nosso Mediador diante de Deus. Mas Jesus é o Sumo Sacerdote que simpatiza e nos entende. Ele nos ajuda em nossas tentações precisamente porque ele mesmo foi tentado – mas sem pecado. E assim podemos ter confiança diante de Deus com Jesus como nosso Sumo Sacerdote, porque ele passou pelas tentações mais difíceis, mas nunca cedeu e pecou. Ele é alguém que nos entende e pode nos ajudar com nossas próprias tentações e pecados. Ele é o único espiritualmente qualificado para ser nosso Sacerdote. A questão é: vamos deixá-lo?

Conclusão

Vimos como foram as tentações de Jesus, como sua nascimentovôo de infânciabatismo, sua afirmação de ser o cumprimento de Israel – como Israel deveria ter se desenvolvido. Seus 40 dias no deserto também modelaram os 40 dias de Moisés sem comer enquanto ele recebia o Dez Mandamentos.  Jesus padroniza com Moisés, bem como com Israel. Nós olhamos para isso mais profundamente quando Jesus inicia seu ministério de ensino.


[I] ‘A Mulher’ também é uma referência a Israel. Israel é retratado como uma mulher prometida a Deus (Isaías 62:5, Ezequiel 16:32, Jeremias 3:20) e também é retratado assim em Apocalipse 12. Portanto, há duas identidades igualmente válidas para ‘a mulher’ de Gênesis 3: 15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *