Pular para o conteúdo

Batismo de Jesus: O que isso significa para você?

  • por

As pessoas sentem instintivamente que são ‘impuras’. Sabemos disso porque, embora existam muitas diferenças entre religiões e tradições no mundo, todas elas invocam consistentemente a necessidade de se lavar com água ao se aproximar do Divino.

Os muçulmanos praticam Wudu, ou lavagem ritual, antes da oração. As práticas do hinduísmo incluem tomar banho em rios sagrados, como o Ganges – para se purificar antes de festivais sagrados. Monges budistas lavam-se em água antes de meditar. Xintoístas passam por Harae, ou lavagem ritual, antes do culto. Os judeus praticam Tevilah (imersão de corpo inteiro em um micvê ou banho), especialmente antes de seus festivais sagrados. Na cristandade, o batismo cumpre um papel semelhante.

As várias igrejas praticam o batismo de forma um pouco diferente, mas o batismo de Jesus por João Batista dá o exemplo.

Batismo de Moisés

Embora isso receba mais atenção, o batismo na Bíblia remonta muito antes da época de Jesus. O apóstolo Paulo escreve:

10 Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem; e todos passaram pelo mar, e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,

1 Coríntios 10: 1-2

A travessia do mar sob Moisés foi o batismo nacional de Israel

Paulo refere-se ao êxodo israelita para fora do Egito, logo após Páscoa, como o momento em que o Mar Vermelho se abriu e os israelitas o atravessaram.

Conforme registrado em Êxodo 14, os egípcios tentaram segui-los, mas pereceram quando as paredes de água caíram sobre eles em sua perseguição aos israelitas através do mar aberto. Os israelitas, liderados por Moisés, foram todos ‘batizados em Moisés’ quando atravessaram o Mar Vermelho. Tornou-se seu batismo nacional.

O batismo de Jesus espelha o batismo de Israel

O batismo de Jesus estende o padrão

Estamos explorando o retrato do Evangelho de Jesus como o cumprimento, ou corporificação, de Israel. Seu nascimento milagroso paralelo ao de Isaque, Bem como a sua fuga de Herodes que era paralela a Jacó/Israel. O batismo de Jesus continua o padrão. Por que Jesus foi batizado? Ele não precisava de limpeza.

João Batista disse isso quando Jesus se aproximou dele para o batismo, como registra o Evangelho de Mateus:

13 Então, veio Jesus da Galileia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele. 14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? 15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu. 16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

Mateus 3: 13-16

João Batista batiza Jesus

Jesus não precisava do batismo para purificar da impureza. Ele já estava limpo por dentro, então nada físico poderia torná-lo impuro. Mas seu batismo foi outro indicador de seu padrão com Israel. Assim como Israel passou por um batismo, ele também passou por um batismo.

Batismo de… copos

O que significa ‘batismo’ nos Evangelhos? Podemos responder a isso observando como os Evangelhos usam essa palavra. Como um comentário sobre a lavagem ritual judaica, Marcos observa que:

Porque os fariseus e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes; e, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal, e as camas.

Marcos 7: 3-4

Três vezes a palavra ‘lavar’ aparece. No grego original, a primeira ‘lavagem’ (no terceiro verso) é nipsōntai, a palavra padrão para lavagem. Mas os outros dois lavagem no versículo 4 são batismal – batismo! Assim, os judeus ‘batizaram’ a si mesmos e seus copos quando os lavavam! O batismo significava simplesmente limpar por imersão em água.

Batismo na água não é o problema

Embora muitos vejam o batismo com água na cristandade como sendo capaz de nos purificar, o Novo Testamento explica a fonte ativa de nossa purificação.

18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito, 19 no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, 20 os quais em outro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água, 21 que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo; 22 o qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.

1 Pedro 3: 18-22

Aqui esclarece que a ‘remoção de sujeira do corpo’, que é uma espécie de lavagem física ritual, e não o batismo que salva. Pelo contrário, é o ‘compromisso de uma consciência limpa para com Deus’ – o arrependimento interior que João Batista ensinou – que salva. Ele nos salva como o versículo 18 explica porque é o próprio Jesus que é justo (e espiritualmente limpo) para que ele nos leve a Deus por meio de sua morte e ressurreição, explorada mais completamente aqui.

Batismo em Jesus

Na verdade, precisamos do batismo, não na água, mas no próprio Jesus, como a Bíblia explica

Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

Romanos 6: 3-4

Confiando em Jesus, ele nos lava e assim podemos ‘viver uma nova vida’.

Essa ‘nova vida’ envolve a capacidade de ter vitória sobre a tentação e o pecado. Jesus mostra exatamente como ele faz isso no que passou imediatamente após seu batismo. Ele foi para o deserto por 40 dias para ser testado pelo diabo, mais uma vez modelando como Israel que havia passado por testes por 40 anos no deserto imediatamente após seu batismo de Moisés.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *